segunda-feira, 18 de março de 2013

"Porquê Francisco?" - O próprio responde!


Alguns não sabiam por que o Bispo de Roma se quis chamar Francisco. Alguns pensaram em Francisco Xavier, em Francisco de Sales, e também em Francisco de Assis. Deixai que vos conte como se passaram as coisas. Na eleição, tinha ao meu lado o Cardeal Cláudio Hummes, o arcebispo emérito de São Paulo e também prefeito emérito da Congregação para o Clero: um grande amigo, um grande amigo! Quando o caso começava a tornar-se um pouco «perigoso», ele animava-me. E quando os votos atingiram dois terços, surgiu o habitual aplauso, porque foi eleito o Papa. Ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: «Não te esqueças dos pobres!» E aquela palavra gravou-se-me na cabeça: os pobres, os pobres. Logo depois, associando com os pobres, pensei em Francisco de Assis. Em seguida pensei nas guerras, enquanto continuava o escrutínio até contar todos os votos. E Francisco é o homem da paz. E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação; neste tempo, também a nossa relação com a criação não é muito boa, pois não? [Francisco] é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre… Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres! Depois não faltaram algumas brincadeiras…

Assim como tu gravaste as palavras de Cláudio, eu gravo as tuas Francisco. 
Estou a contar contigo!

6 comentários:

Maria disse...

Olá!
Passei, gostei e fiquei!
Excelente início de semana.
maria

Cecília Fernandes Vigário disse...

Obrigado Maria! :) Quero que voltes também... sempre! Um beijinho e boa semana*

Inês disse...

Sendo Jesuíta e vendo o "perfil", não me espanta a igreja "pobre", e acredito que essa afirmação está a fazer "comichão" em muita gente.
Pode ser que a igreja se abra mais ao mundo (mas não vivo em utopias como muitos). Bom, bom era sair deste pontificado um concilio!! Já é mais que tempo.

Cecília Fernandes Vigário disse...

Inês vamos aguardar por boas novas! :) Estou ansiosa por boas mudanças! :) *

Ju. disse...

E eu também! Gosto deste novo Papa!
Beijinho*

Cecília Fernandes Vigário disse...

Ju, havemos de constatar juntas os feitos! ;) *