sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Experiências de Vida...



Wojtyla fará sempre com que eu me lembre da minha aventura de Abril de 2005. Com o dinheiro para a Viagem de Finalistas já todo amealhado, decidi contornar as evidências e a normalidade e, arriscar-me de um dia para o outro, em Itália com mais um amigo. João Paulo II tinha falecido e, uma vez que não mais podia contactar com ele em vida, ao menos ainda tinha a chance de lhe prestar homenagem. Com um jornal local a apoiar a loucura, decidimos segunda, convencemos os pais terça, compramos as passagens quarta e embarcamos quinta. Uma única mala às costas com roupa , um saco cama, os documentos e dinheiro. 3 dias em Itália sem quaisquer tipos de planos, sem qualquer conhecimento do território, sem saber qual seria a situação social, sem saber quem iriamos encontrar... mas com uma grande certeza: o dia do funeral de Wojtyla seria um marco na nossa vida! Dormimos no chão com milhares de pessoas, dormimos no aeroporto, trocamos bandeiras, integramos um grupo de portugueses, pudémos ver o Vaticano completamente apinhado de crentes de todo o mundo, de várias religiões e de várias idades. Abismal é, sem dúvida, a melhor forma de descrever o sentimento vivido em Itália. Um conjunto de tábuas de madeira recolhiam dentro de si o corpo do homem que mudou o mundo, que o percorreu sem se cansar e ao qual ninguém conseguia ficar indiferente! O sol raiou durante todo o tempo em que ele teve na presença dos seus crentes... escondeu-se e propiciou uma chuva reconfortante quando lhe dissemos o último adeus!
Se me arrependo da escolha que fiz?! É claro que não... hoje voltaria a tomar a mesma decisão porque Deus é assim... sabe como arrebatar!

2 comentários:

Francisco disse...

Que desprendimento! Sinceramente, acho que não tinha a coragem para fazer tudo isso. Mas é muito bom haver pessoas como tu.

Beijinhos.

Cecília Fernandes Vigário disse...

É algo que se sente no momento Francisco! não se consegue perceber a força que nos move mas só nos deixamos ir... É bom e faz bem ao ser! Um dia destes tens de arriscar :) *