domingo, 3 de fevereiro de 2013

Vale a pena pensar nisto! #2




Depressão - Uma das doenças que mais respeito. Uma doença que tantas vezes é confundida com birras, mimo, egoísmo, mau feitio. Uma doença que nem sempre é vista como tal. Uma doença que desencadeia outras tantas doenças. Uma doença que muitos dizem ser moda ter. Uma doença que carece, cada vez mais de atenção, de cuidados. Uma doença que se apodera da sanidade. Uma doença que suscita vergonha por ser apelidada de doença dos fracos. Uma doença que é, cada vez mais, a realidade de muitos que vivem ao nosso lado. Vale a pena ler as razões que levam muitas pessoas até ela. Vale a pena sermos informados dos sinais de alerta. Vale a pena a consciencialização. 

2 comentários:

teardrop disse...

E ao contrário do que muita gente continua a pensar, depressão, ansiedade e ataques de pânico não são caprichos nem ideias da pessoa, podem ser altamente incapacitantes. Sofro de ataques de pânico e posso dizer que as pessoas pensam mesmo o que referes no início do texto :( Obrigada por teres escrito sobre este tema!
Beijinhos

Ana ✈ disse...

Espero que a sociedade comece a ficar mais alerta para estas doenças. Por vezes os próprios médicos contribuem para estas situações: ora desvalorizam os sintomas de pessoas que estão verdadeiramente doentes, ora medicam com dose de cavalo os pacientes sem garantir que estes recebam acompanhamento psiquiatrico...
Sofri de depressão nervosa na adolescência e lembro-me do médico de família dizer aos meus pais para nao se preocuparem: "são coisas de namoradices, ela ainda por cima tem boas notas, que razão é que teria para andar triste???"