segunda-feira, 4 de julho de 2011

I'M FEELING THIS #9



Algumas pessoas vieram criticar o facto de uma pessoa com duas separações no “currículo” não ter moral para falar sobre como fazer uma relação funcionar. Muito certinho. Será a mesma coisa que dizer que o Mourinho não percebe nada de futebol porque já foi despedido do Chelsea, ou dizer que um pai não tem moral para educar os filhos porque ele próprio cometeu erros em criança. É apenas estúpido.

(...)

Depois, também acho uma certa graça a quem acha que quem já se separou é porque não sabe como as coisas funcionam numa relação. É precisamente o oposto. É perante as crises, os problemas, as situações no limiar da separação que percebemos o que está a correr mal, o que é para nós inaceitável, intolerável, e traçamos a nossa linha, para lá da qual se torna impossível conviver. Uma pessoa que nunca tem conflitos, nem problemas, nem discussões, não sabe onde está essa linha, não se conhece, não conhece o outro, não conhece a relação.

(...)

Quando nos metemos noutra, já nos conhecemos melhor, já somos mais cépticos, mais ou menos tolerantes, já aprendemos com o erro que cometemos, e não vamos querer entrar noutra aventura. Só que não há nenhuma garantia de que não vamos voltar a errar. O que há, sim, é a certeza de que nos conhecemos melhor, de que sabemos melhor o que queremos para a nossa vida, aprendemos a medir melhor o erro. Podemos voltar a bater com a cabeça na parede, mas eu acredito que isso só fará com que na relação seguinte percebamos ainda melhor o que queremos para nós e para a nossa vida.

Ter duas separações não me tira a legitimidade para falar de como uma relação pode funcionar. Se tivesse três ou quatro, se tivesse tido 20 namoradas e aprendido um bocadinho com todas elas, se calhar, até teria mais.


Sem comentários: